terça-feira, 29 de maio de 2012

DIVINA PASTA

Há coisa melhor nessa vida do que uma boa surpresa? Poucas, eu suponho. Acho que eu vivo atrás disso - boas surpresas e a sensação maravilhosa que se segue de uma descoberta. Pois foi exatamente isso que aconteceu quando estivemos no Divina Pasta, restaurante pequenininho escondido na Zona Sul de Porto Alegre.

O lugar é muito aconchegante. Não comporta mais de 50 pessoas, com certeza. Tem um ambiente bem decorado, sem ser demasiado ostensivo. A música não é super original, mas cria um clima mais intimista para o jantar.



Escolhemos como entrada uma cesta de pães que, ao menos a mim, não decepcionou. Os antepastos estavam muito bons, de verdade.











Manteiga, sardella, algo que se assemelhava muito a uma berinjela diferente e caponata siciliana.









Prato principal 1: Tortei de abóbora ao molho rústico de frango. Estava bom, mas sou obrigada a dizer que o da vovó ganha (e muito!) em sabor.









Prato principal 2: Sorrentino com mussarela e copa. Não foi a minha escolha, mas é claro que eu tinha que me beneficiar do prato alheio! Diferente, saboroso.






Sobremesas: Parfait de sobremesa e Petit Gateau (que nunca, nunca falta!)










Fim de noite. E a satisfação de uma refeição agradável a um preço justo.

Apresentação: porque um pouco de cortesia não faz mal a ninguém

Este blog não surgiu agora. A ideia é antiga, e, como toda ideia que "maturamos" em demasia, pouco tem de sua inspiração original (é quase o Navio de Teseu). Mas, como boas intenções não têm hora, nem vez  - sim,  eu acredito nisso! - dou por iniciado o Panela & Prosa - uma espécie de baú de variedades com a mais humilde das pretensões: mero entretenimento.
Sou uma frequentadora contumaz de restaurantes, cafés, confeitarias e afins, confesso. Também adoro cozinhar, embora se trate de gosto apenas (nada de talento ou experiência - só interesse). Assim, é de se esperar que alguns posts versem sobre questões gastronômicas. Portanto, desde já o alerta: interesse não é conhecimento, embora seja sempre um bom início. 
O nome desse blog diz muito sobre a sua concepção: Panela & PROSA - aquela cúmplice e sossegada, que se dá na beira do fogão, entre uma risada e outra. Há sites especializados excelentes por aí. Com indicações de restaurantes então nem se fala! Eu mesma poderia citar uma penca deles. O objetivo de partida aqui não é avaliar, emitir juízos e nem mesmo fazer indicações, mas partilhar experiências. Que assim seja!